REVISTA INDISCIPLINAR N. 2

Apresentação

A Revista Indisciplinar é uma revista semestral vinculada aos grupos e coletivos de investigação da Rede Indisciplinar, formada pelo grupo de pesquisa Indisciplinar UFMG, sediado na Faculdade de Arquitetura e Design da UFMG; grupo de pesquisa Indisciplinar UFOP, associado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Minas da UFOP; e programa Indisciplinar Equador vinculado à Facultad Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Central del Ecuador.

A Indisciplinar chega ao seu segundo número el à proposta editorial de oferecer um ponto de encontro plural para perspectivas críticas e questões prementes que afetam de diferentes formas nosso cotidiano. No número inaugural, a Indisciplinar abordou o tema da Indisciplina, compreendida como desobediência, resistência ou, ainda, desvio em relação a formas narrativas, discursivas, políticas e estéticas hegemônicas que reforçam relações de poder na produção do espaço e de outras esferas da vida.

Nesta edição, o foco recai sobre o tema da cartogra a enquanto processo de produção estética, pesquisa e ativismo. Os trabalhos apresentados discorrem sobre a cartogra a tanto como método de investigação especí co, quanto de forma mais ampliada, perpassando temas como copesquisa, pesquisa-ação, pesquisa-intervenção, formação de redes tecnopolíticas de investigação, ou seja, modos de pesquisa que impliquem o pensamento na ação e transformação social, educacional e política, superando clássicas divisões entre ensino, pesquisa e extensão, entre sujeito pesquisador e objeto estudado, entre atores sociais passivos e ativos em processos de investigação, criação e formação acadêmicos e não acadêmicos.

Devido ao grande número de textos recebidos para a chamada da Indisciplinar n. 2, o corpo editorial decidiu por publicar dois números ao mesmo tempo. Assim, além desta edição (n. 2), a próxima edição da Indisciplinar (n. 3) dará continuidade às discussões aqui propostas no que tange ao tema da cartogra a e suas adjacências conceituais.

Em tempo, os editores gostariam de antecipar os temas das próximas chamadas da Indisciplinar: “Arte e política: coletivos artivistas e movimentos sociais”
será o viés da Indisciplinar n. 4, prevista para junho de 2017, e “Neoliberalismo, e depois? A nanceirização das cidades, da política e da vida”, o tema da Indisciplinar n. 5, prevista para nal de 2017. Em breve divulgaremos mais informações.

Boa leitura.

Os editores

BAIXE A REVISTA AQUI

Deixe uma resposta